O Fantástico Mundo dos Elementos – Bunpei Yorifuji

Livrarias oferecem experiências que lojas online não tem como oferecer, como contato com o livro antes de comprar, troca de ideia com vendedores e outros clientes, chegar na loja com uma lista de livros e não ter nenhum… E nessa de não ter nenhum livro da lista, tu acabas descobrindo maravilhas! Foi assim que descobri O Fantástico Mundo dos Elementos – A tabela periódica personificada!


O Fantástico Mundo dos Elementos é um livro ilustrado desenvolvido pelo japonês Bunpei Yorifuji. 

Neste livro, Bunpei apresenta os elementos químicos e mostra como eles fazem parte da nossa vida. Antes de ir para a tabela periódica, ele mostra os elementos como estão distribuídos ao nosso dia-a-dia, e como com o passar do tempo fomos aumentando o uso de elementos químicos na nossa vida cotidiana.

photo5226582957504964557

Quando começa a explicação dos elementos químicos, cada elemento será um personagem. As características dos personagens dependem das características dos elementos. As propriedades dos elementos foram divididas em 14 categorias, que serão 14 cortes de cabelo diferentes! Características dos corpos e roupas mudam conforme o estado de matéria, massa atômica, ano de descoberta, propriedades especiais e áreas de uso.

A partir daí, os elementos personalizados são apresentados!

photo5226582957504964561

O livro acaba mostrando “Como comer os elementos”. É muito curioso, porque como esse livro é japonês, as sugestões para alimentação são muito diferentes. Por exemplo, Ferro pode ser encontrado em alimentos como soja, frango, ovos, algas marrons, sardinhas e SANGUE DE TARTARUGA!

Finalmente, ele acaba o livro chamando a atenção para a crise dos elementos. Os elementos são finitos, então quanto mais usamos, menos temos disponível. A crise dos elementos se refere a metais raros, elementos escassos e elementos que são difíceis de extrair e processar, mas são elementos essenciais para nossa vida moderna. Alguns países já estão estocando elementos difíceis de encontrar enquanto investem em ciência para tentar encontrar um substituto.

Quando vi esse livro na livraria, tinha certeza que ia amar. Acho que é um ótimo livro para usar nas escolas, uma forma interessante de chamar a atenção das crianças e adolescentes para a ciência, e sair daquele decoreba sem sentido. Ainda vem com um poster da supertabela (quando eu emoldurar, posto a foto no instagram)!

Para comprar: Amazon

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s