Salvando um Kindle!

História comum: alguém senta no Kindle ou esmaga ele na mochila. Nesse caso, foi um amigo que sentou na mochila, o Kindle estava dentro e a tela quebrou. Tela quebrada, ele comprou um novo. Sabendo que eu sou o tipo de pessoa que não gosta de jogar fora coisas que ainda podem ser consertadas (principalmente eletrônicos), ele me ofereceu o aparelho para arrumar. Aceitei e, depois de uns 8 meses, resolvi que tentaria trocar a tela. Assisti a alguns vídeos, não pareceu ser um bicho de sete cabeças, então encomendei a tela pelo eBay.

 

Começando a empreitada: há vários vendedores no eBay, escolhi o meu pelo preço (as avaliações estavam boas). Paguei 23 dólares (+- 72 reais) e chegou tudo certinho.

Entre os vídeos que assisti, esse eu achei o mais completo (mostra o processo inteiro, até os perrengues para desprender um dos cabos). Seguindo o vídeo, não tem erro, só tem que ser cuidadoso no processo. Eu não comprei nenhuma ferramente especial, só usei uma faca e uma pinça para remover os parafusos e cabos. O Kindle só tem 2 tipos de parafusos, eles tem cores diferentes, então não tem como se perder muito.

Depois que troquei a tela tudo estava funcionando certinho. Levei 1 hora para trocar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Kindle era do meu amigo, então eu tive que sair da conta dele e registrar na minha conta para poder baixar os meus arquivos da Amazon.

E eis que começa outro problema.

O Kindle parecia estar conectado à internet, mas quando eu pedia para trocar o usuário, ele dizia que não estava conectado. Fuçando na internet, vi sugestões de reiniciar o Kindle, reiniciar o modem, tirar a senha do modem… Tentei reiniciar o Kindle e o modem, usar outra wifi, e nada…

Já estava pensando em restaurar para a configuração de fábrica quando achei essa notícia de 2016: Kindle antigo irá perder funções online sem atualização até terça. Lendo o título, bate aquele desespero, mas lendo a notícia, está tudo ok, é só atualizar manualmente para a nova versão. Descobri a versão do Kindle (pode ver aqui), baixei a atualização correta (aqui, seleciona o modelo, e se o seu Kindle estiver muito desatualizado, você vai precisar fazer mais de uma atualização, é só seguir as indicações do link) e as instruções de como fazer a atualização estão aqui.

Depois de feitas as atualizações, o Kindle conectou e consegui trocar o usuário :).

Agora está tudo certo e salvei um Kindle de ir para o lixo!

 

Deixe um comentário

