A Espada de Avalon – Diana L. Paxson

A Espada de Avalon foi o último livro publicado do Ciclo de Avalon. O livro foi publicado em 2010, já foi traduzido para o português em Portugal, mas ainda não chegou no Brasil. Esse livro traz na capa o nome da Marion Zimmer Bradley, mas segundo Diana L. Paxton, autora do livro, a Marion não deixou nada encaminhado para esse livro antes de morrer.  Além disso, sobre o universo da série, Diana comenta que entre a chegada dos Romanos na Britânia e a lenda de Arthur, a história está praticamente completa, de forma que a parte ainda explorável e que poderia render novos livros corresponderia ao período da A Queda de Atlântida (se passa em torno de 2000 a.C.) até século I d.C.

A-Espada-de-Avalon

A Espada de Avalon se passa no século 20 a.C.. Essa história trará lembranças de alguns sobreviventes de Atlântida, mas pelo menos 100 anos se passaram, então nenhum dos personagens é descendente próximo dos atlantes.

A história é focada na vida de Mikantor. Mikantor, filho do rei, foi salvo pela sacerdotisa de Avalon (Anderle) quando Galid toma o poder e mata toda a comunidade, incluindo o rei. Para sobreviver, ele é criado com outro nome, Woodpecker, no vilarejo próximo à Avalon. Quando é criança, começa uma amizade com a filha da sacerdotisa , Tirilan, uma amizade e amor que vem de outras vidas. Quando Mikantor tem aproximadamente 13 anos, a vida afasta ele de Tirilan, e o livro foca mais no que está acontecendo com Mikantor. Esse período é um momento de oportunidades para ele aprender sobre a vida e liderança, apesar do sofrimento das circunstâncias da vida. Durante esse período, Velantos entra na vida de Mikantor, primeiro como dono dele e depois como um grande amigo. Galid continua vivo e dominando a região durante todo o tempo de vida de Mikantor, e junto com Tirilan e Velantos, ele precisa vencer esse homem e trazer paz para a comunidade.

E a espada? Anderle e Velantos sonham que a espada deve ser feita com ferro caído do céu, e assim será feita com um pedaço de meteoro. Até o momento, Velantos, que forjava espadas de bronze, não fazia ideia de como fazer uma espada de ferro. Aí entra a magia de Avalon para guiá-lo. Essa espada terá a magia para o rei dos 100 povos, e a bainha protegerá Mikantor (e no futuro, Arthur). Na verdade, a espada já é muito melhor porque é uma espada de ferro competindo com espadas de bronze.

Alguns comentários sobre o livro:

  • nesse livro os personagens já usam o ritual do casamento com o dragão e a caça do veado-rei como forma de proteção e validação do reinado (no futuro, Arthur participará de todos esses rituais).
  • no livro A Senhora de Avalon é quando Avalon é criado e escondido nas brumas (para se proteger dos romanos). Até então havia a comunidade das sacerdotisas, mas não havia Avalon. A Espada de Avalon peca nisso.
  • As capas são muito feias! Na tradução de Portugal ficou mais feia do que na versão original.

O livro é ok, não é grandes coisas… Eu tive muito a sensação de clímax quase no final dos capítulos, e quando começava um novo capítulo a leitura esfriava e se tornava cansativa. Valeu a pena para completar os livros da série, mas espero que esse seja o último. 🙂

Livros da série:
– A Queda de Atlântida – Marion Zimmer Bradley
– Os Ancestrais de Avalon – Marion Zimmer Bradley
– Os Corvos de Avalon – Diana L. Paxson
– A Casa da Floresta – Marion Zimmer Bradley
– A Senhora de Avalon – Marion Zimmer Bradley
– A Sacerdotisa de Avalon – Marion Zimmer Bradley
– As Brumas de Avalon – Marion Zimmer Bradley

 

Anúncios

2 comentários sobre “A Espada de Avalon – Diana L. Paxson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s