A livraria 24 horas de Taipei (Taiwan)

Taipei, capital de Taiwan, tem uma livraria 24 horas. Vinte e quatro horas, sete dias por semana!

A livraria é a Eslite Dunnan Bookstore. Aberta desde 1999, se tornou um ponto turístico da cidade, e está na lista das livrarias mais legais do mundo. Com a política de: fique o tempo que quiser, leia o quanto quiser, apenas não derrube café nos livros e não é necessário comprar nada, a livraria é uma atração nas noites da cidade.

Aí a primeira coisa que se pensa: mas será que tem movimento de noite, para valer a pena manter a livraria aberta 24h, 7 dias por semana? Sim, tem muito movimento. Bares e boates não são muito populares em Taiwan. Então, além de se encontrarem no karaokê, os jovens se encontram nas livrarias. O horário que tem mais movimento na livraria é das 10 da noite às 2 da manhã. Esse vídeo mostra o movimento na livraria a meia noite de um sábado.

E em tempos de internet, era de se imaginar que o movimento da livraria fosse diminuir com as vendas online. Ao contrário do que se imagina, as vendas aumentaram 15% em 2013. Parte da renda da livraria não vem dos livros, a livraria também vende uma variedade de produtos (comida, vinhos, chás, música, filmes e séries, jóias, relógios, brinquedos, acessórios para casa e escritório).

Além da livraria 24 horas, há um mercado de rua na frente da  Eslite Dunnan. Pessoas são encorajadas a levarem seus produtos para vender na frente da livraria. Assim, além de ganharem dinheiro com a venda, podem ajustar as ideias ao gosto do público. A foto do The New York Times (abaixo) mostra a entrada da livraria e o mercado.

taipei

Parece ser um ambiente muito agradável para passar algumas horas descobrindo novos livros.

Leia também:
Foyles, o lugar no qual eu queria morar!
Já pensou em dormir em uma livraria?
El Ateneo, a livraria em um teatro

3 comentários sobre “A livraria 24 horas de Taipei (Taiwan)

  1. Pingback: El Ateneo, a livraria em um teatro | Oh my livros!

  2. Pingback: A livraria 24 horas de Taipei (Taiwan) | Livros só mudam pessoas

  3. Pingback: Os sebos da Charing Cross Road e a maior livraria da Europa – Oh my livros!

Deixe um comentário