Orgulho e Preconceito – Jane Austen

Finalmente li Orgulho e Preconceito! Que leitura gostosa!

O livro trata da vida da família Bennet, principalmente da Elizabeth, e se passa no século 18. Eu fiquei espantadíssima com a liberdade e educação que a Elizabeth e as irmãs tinham. Normalmente quando pensamos sobre essa época, pensamos em mulheres que não tinham tal liberdade e que não tinham educação formal. Claro que as famílias apresentadas não são pobres, e talvez aí esteja a diferença, mas não deixa de ser impressionante.

Elizabeth é uma mulher super incrível! Ela é forte, questionadora, com opinião e personalidade, não se importava com “manter a aparência”. Eu não assisti o filme, mas ouvi falar que retrata ela de forma totalmente diferente. Ela definidamente não está no mundo esperando o princípe encantado aparecer.

“Andar três ou quatro milhas, ou cinco milhas, ou lá o que seja, com os tornozelos metidos na lama, e sozinha, inteiramente sozinha! Que significa isto? Parece-me mostrar um conceito abominável de independência, uma indiferença toda campestre da mais elementar decência” – Miss Bingley sobre a Elizabeth

As outras irmãs tem personalidades diferentes. A Jane, irmã mais velha, é tão inteligente quanto o Elizabeth, mas é super inocente, não consegue ver a maldade nas pessoas. Mary quase nem aparece no livro, é a filha que não dá trabalho, não é namoradeira, só fica em casa estudando. A penúltima filha, Kitty, vai na onda da Lydia, a filha mais nova e o terror da família, super irresponsável e que só pensa em homem. Uma mãe histérica que só pensa em casar as filhas e um pai super de boas. Essa é a família Bennet.

“Na sua biblioteca ele se sentia sempre seguro da sua tranquilidade e uma vez declarara a Elizabeth que, embora estivesse sempre certo de encontrar a loucura e a vaidade em todos os demais quartos da sua casa, ali podia se considerar livre do espetáculo dessas fraquezas” – sobre Mr. Bennet

A história se passa com a chegada de novos vizinhos na região, a família Bingley e o amigo Darcy. Já vi em vários lugares que o Mr. Darcy é o princípe encantado de muita gente. Ele era um escroto! E se encontrasse qualquer mulher que considerasse ele o princípe encantado, continuaria tal escroto …

A história se desenrola em torno desses personagens principais, pelo ponto de vista da Elizabeth.

Eu estou curiosa para ver o filme, apesar de achar que vou me decepcionar. Achei a construção da Elizabeth incrível, e ganha mais força por ser escrito por uma mulher no início do século 19. Não quero ver essa mulher super forte transformada em uma princesinha que espera o princípe…

Recomendadíssimo o livro! Eu sabia que a Jane Austen tinha escrito outros livros, mas não fazia ideia de que eram tantos (6 romances publicados e outras histórias curtas). Já vou adicionar outros à lista “quero ler”. Alguma recomendação em especial? Alguém que já assistiu o filme e leu o livro, o que achou? Vale a pena assistir ou é perda de tempo? Deixa a sua dica nos comentários.

Para comprar o livro: Amazon

2 comentários sobre “Orgulho e Preconceito – Jane Austen

  1. Eu gostei muito do filme. Não achei que a Elisabeth foi retratada como uma princesa à espera do príncipe, mas acho que o caráter do Darcy foi meio atenuado, mas também por conta de que há mais detalhes no livro que no filme. A irmã dele continua uma víbora. A série da BBC o retrata mais escroto como no livro (acho que também vale a pena ver). Eu gosto muito dele como personagem, não o considero um príncipe, mas acho que ele se redimiu bem no final.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Vou adicionar a lista de filmes e séries para assistir.
      Sim, no final ele se redimiu, e realmente parece ter se tornado uma pessoa bem melhor. Mas fiquei na dúvida se ele mudou de fato ou só mudou com a família dela…

      Curtir

Deixe um comentário

