O Mundo de Aisha – Ugo Bertotti

O Mundo de Aisha é uma HQ baseada nos relatos de Agnes Montanari durante sua estadia no Iêmen. Durante esse tempo, Agnes tenta encontrar o máximo de mulheres possíveis, para saber como as mulheres vivem nesse país muçulmano, no qual mulheres (pelo menos as casadas) devem usar o niqab (aquele véu que só deixa os olhos a mostra), e descobre como as “regras” estão mudando lentamente.

Agnes entrevista mais de 30 mulheres, com diferentes histórias de vida e diferentes classes sociais, e começa a reconhecer mulheres de verdade por trás do niqab. Entre as mulheres entrevistadas, há mulheres obrigadas a casar ainda crianças com homens muito mais velhos, abusadas, violentadas, escravizadas, não alfabetizadas. Há mulheres graduadas, que estudaram no exterior, independentes (até onde é possível). Há mulheres viúvas, divorciadas ou abandonadas pelos maridos e família, que vivem a margem da sociedade por não viverem com um homem. Há grupos de mulheres ajudando outras mulheres.

Uma das mulheres entrevistadas é Aisha, que dá nome à HQ. O pai de Aisha morreu quando ela ainda era criança, a mãe criou ela e os irmãos sozinha e sempre incentivou que ela fosse além. Mas Aisha precisa enfrentar o irmão, o “homem da família, protetor da honra” para continuar estudando e trabalhando. Mesmo homens educados ainda esperam que suas esposas, que antes do casamento eram mulheres independentes, se tornem donas de casa depois do casamento e tenham muitos filhos.

É incrível conhecer a vida dessas mulheres que as poucos estão conseguindo mudar seus mundos.

7110svr1nel

Para comprar a HQ: Amazon

Anúncios

Um comentário sobre “O Mundo de Aisha – Ugo Bertotti

  1. Pingback: 5 livros para ler em um dia! – Oh my livros!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s