Manhã de Sol Florida, Cheia de Coisas Maravilhosas – Alécio Faria

O livro Manhã de Sol Florida, Cheia de Coisas Maravilhosas, do Alécio Faria (título gigante!) conta a história de Miguel Martínez, um uruguaio que parece ser suuuper chato, que não gosta de viver, cuja vida é só casa-trabalho, doce de leite, vinho e o sonho de conhecer o Rio de Janeiro.

manhaO começo do livro eu achei meio enrolado e confuso, com algumas passagens de tempo não muito claras e apresentação de personagens de forma um pouco desconexa. O livro se passa no final da década de 70, em meio à ditadura militar no Brasil e no Uruguai. Miguel realiza o sonho de ir para o Rio, mas não se adapta muito bem a cidade, e apesar de estar aonde sempre sonhou, continua vivendo a vidinha casa-trabalho (doce de leite e vinho). Até conhecer a Ana Clara. Ana Clara é ambientalista, jornalista e responsável pela ONG Babilônia Azul, uma pessoa totalmente diferente do Miguel. Cheia de vida, sem medo de “mexer em vespeiros”, e capaz de mudar totalmente a vida de Miguel.

“Sonhar só pode ofender aos que não sonham” – falou ele, parodiando os trejeitos de Lorde Cigano, no filme. Ela sorriu boníssima, com o namorado tentando alegrá-la.

Quando a Ana Clara entra na história, o livro começa a ficar muito interessante e é difícil de largar. O Miguel e a Ana Clara começam a investigar casos de contaminação de água e relacionar a indústria de bebidas na qual ele trabalha (esses casos de contaminação realmente aconteceram). O desenrolar da história é relacionado a essa investigação,  na qual questões ambientais, denuncia de uma grande empresa e a ditadura militar se sobrepõem.

A descoberta do aquífero Botucatu em áreas pertencentes à América Refrescos trazia à tona um novo nicho de produtos a ser explorado: “O de água mineral potável, engarrafadas em pequenas embalagens coloridas e de fácil acesso à sociedade cosmopolita”.

Outros personagens secundários, com histórias de vida fortes são envolvidos na trama. E um dos personagens, Monte, realmente existiu (tem uma entrevista com ele aqui). É interessante que o autor conta resumidamente a vida de todos os personagens, como eles chegaram até aquele ponto da história. Outro ponto interessante é que as reviravoltas do livro são bem explicadinhas. Alguns fatos são reais, e as referências estão listadas no final do livro. Uma discussão do livro é sobre o início da água engarrafada e me lembrou desse vídeo do Story of Stuff Project (vale a pena assistir, tem legenda em português!).

Gostei bastante da história, o nome gigante do livro é explicado durante a história (e é super fofa!), e é ótimo conhecer escritores brasileiros.  Esse livro foi um dos finalistas do Prêmio Sesc de Literatura 2014. O livro está disponível em eBook e na biblioteca do Kindle Unlimited.

Link para o livro: Amazon

Leia também:
A Anuência – Fernando Paladini
Leia Brasileiros, conheça esse projeto!
A Liga dos Fantoches – Guilherme Passos

Anúncios

2 comentários sobre “Manhã de Sol Florida, Cheia de Coisas Maravilhosas – Alécio Faria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s