Colossus – D.F. Jones

Descobri esse livro através do filme Colossus: The Forbin Project, que por sua vez ouvi falar em um Nerdcast (#360 – A utopia dos futuros distópicos, aos 56 minutos). Já listamos ele no post Gente, esse filme tem um livro?!.

Vi o filme alguns anos atrás e por algum tempo quis ler o livro, mas não era fácil de encontrar, até que descobri o Abebooks (veja o nosso post sobre onde comprar livros usados).

É difícil dizer em que época se passa a história, não me lembro de ser citado no livro, mas parece ser em um “futuro” ano da década de 80. A configuração política é ainda é de Guerra Fria, mas alguns blocos são diferentes, como os Estados Unidos da América do Norte  (USNA) e os Estados Unidos da América do Sul (USSA).

223034634_276860_11098798708318050707

Nesse “futuro”, já com seus avanços tecnológicos a USNA constrói uma inteligência artificial chamada Colossus. Essa inteligência artificial é alimentada com toda a informação de inteligência e espionagem, podendo assim detectar ameaças melhor que qualquer grupo formado por humanos. Esse computador é também responsável por todo o arsenal nuclear do bloco USNA, com o intuito de atacar primeiro, caso detecte um plano ação inimigo contra o bloco, principalmente vindo da União Soviética.

O conflito se dá quando essa inteligência vai além de seus parâmetros e faz a humanidade de refém usando o acesso ao arsenal nuclear.

A história segue então tendo como personagem principal Charles Forbin, o cientista chefe do projeto Colossus, tentando neutralizar o controle do mesmo sobre a humanidade.

Eu gostei bastante tanto do livro quanto do filme, que não deixa muito a desejar.

O livro consegue passar em alguns momentos a sensação de falta de liberdade que a máquina impõe sobre a humanidade, nesse primeiro momento mais sobre seu próprio criador e sobre os governos. Também é interessante a parte filosófica do livro, embora pouco presente, que trata da relação entre essa super inteligência que é praticamente uma nova forma de vida e a sua possível coexistência com os inferiores seres humanos sob seu comando.

Esse livro é o primeiro de uma trilogia, mas recomendo ler ele sem procurar sobre os outros livros, pois o título de uma das continuações parece ser um spoiler.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s