A Senhora de Avalon – Marion Zimmer Bradley

A Senhora de Avalon, o quinto livro (desconsiderando A Espada de Avalon, que ainda não chegou no Brasil) do Ciclo de Avalon,  é sequência de A Casa da Floresta (resenha aqui).

A Senhora de Avalon é dividido em 3 partes, em três tempos cronológicos diferentes, sendo a primeira parte continuação de A Casa da Floresta. Segundo o site Avalon Books, no qual a cronologia do Ciclo de Avalon é apresentada, o livro começa em 96 AD.

Na primeira parte do livro, Caillean forma a nova comunidade de Avalon. Há paz com os sacerdotes cristãos que vivem na ilha, e um dos padres, Padre José, é super gente boa. Padre José teria convivido com Jesus e por isso ele era tão aberto, porque ele sabia o que Jesus realmente tinha falado, e acreditava que, independente do nome que você chamasse, todos os deuses eram um. Meu único porém com essa parte do livro é que isso se passa depois de 96, e o padre, antes de ser seguidor de Jesus, foi um comerciante bem sucedido. Então esse padre tinha que ter pelo menos 100 anos (pelas minhas contas, 110 anos. Não é impossível, mas é bastante improvável). A questão de cronologia sempre me incomodou nessa série, desde os livros d’As Brumas de Avalon (são os últimos, mas foram os primeiros que li). Sinto que a Marion não teve muito cuidado com o passar do tempo nas histórias. Achei essa parte um pouco cansativa. Mas é nessa parte que mostram como e porque Avalon foi separada do mundo real pelas brumas.

A macieira não é mais sagrada do que o carvalho, nem o trigo é mais sagrado do que a cevada. Cada um tem a sua própria finalidade. Algumas de nós vão tornar-se sacerdotisas e outras vão regrassar para casar. Aos olhos da Deusa, todas as maneiras são iguais na sua honra. Deveis esforçar-vos por executar o melhor possível qualquer tarefa que Ela vos atribua.

Na segunda parte, passam-se 7 gerações desde que as brumas foram criadas em Avalon. Essa parte, se passa entre 285-293 e conta a história de Caráusio e Alepto, a luta contra os romanos, a primeira vez que a Britânia ficou sob o comando de um “local”, e o papel de Avalon e das sacerdotisas nesses eventos.

Passam-se 150 anos entre a segunda e terceira partes. A última parte acontece entre os anos 440-452 e conta a história da Viviane (até os 26 anos), e definitivamente foi minha parte favorita.

vivi
Viviane

Confesso que esse foi o livro que menos gostei, a primeira metade do livro se arrastou, a única que realmente fluiu foi a parte 3. Não abandonei o livro porque quero terminar a série. Se fosse algum outro livro, teria largado. Uma das razões pode ser porque não sou muito leitora de fantasia, e já estou cansada da série em geral, precisando ler histórias diferentes (por isso que intercalei A Casa da Floresta e esse livro com Hibisco Roxo). Outra razão pode ser o fato de eu récem ter lido Hibisco Roxo (resenha aqui), que é um livro super tenso, e tenha ficado de ressaca. Enfim, valeu a leitura pela série e pela história da Viviane.

Ambas falharão… Até mesmo o Defensor, quando vier, vai dominar apenas durante algum tempo. Como poderia ser de outra forma, quando as suas vidas não passam de momentos para a vida do mundo?

Onde comprar os livros: Amazon
Resenhas sobre O Ciclo de Avalon (na ordem cronológica da história):
A Queda de Atlântida – Marion Zimmer Bradley
Os Ancestrais de Avalon – Marion Zimmer Bradley
Os Corvos de Avalon – Diana L. Paxson
A Casa da Floresta – Marion Zimmer Bradley
As Brumas de Avalon – Marion Zimmer Bradley

Imagem Viviane: Blog Meu Espaço

Anúncios

4 comentários sobre “A Senhora de Avalon – Marion Zimmer Bradley

  1. Pingback: Retrospectiva 2016 – Oh my livros!

  2. Pingback: Metas de leitura para 2017 – Oh my livros!

  3. Pingback: As Brumas de Avalon – Marion Zimmer Bradley – Oh my livros!

  4. Pingback: A Sacerdotisa de Avalon – Marion Zimmer Bradley – Oh my livros!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s