O livro mais caro do mundo

O livro mais caro do mundo foi vendido em 26 de novembro em 2013, em um leilão, por 8,8 milhões de libras (aproximadamente 38 milhões de reais). Esse livro é o Bay Psalm, impresso em 1640.

3

Apesar de ser o livro mais caro, esse não é o documento em papel mais caro. O documento mais caro é o Codex Leicester, caderno de anotações do Leonardo da Vinci, vendido por 19,1 milhões de libras (aproximadamente 88 milhões de reais) em 1994.

O livro Bay Psalm foi o primeiro livro impresso no que se tornaria os Estados Unidos e esta cópia pertencia a igreja Old South Church em Boston. Mas essa não é a única cópia que a igreja tem. Ela possui outra cópia que não será vendida, e já teve 5 cópias desse livro!

A cópia vendida no leilão agora pertence ao financiador e filantrópico David Rubenstein, que pretende emprestar para várias bibliotecas dos Estados Unidos.

O último livro Bay Psalm vendido antes desse, foi vendido em um leilão por 94 mil libras (aproximadamente 407 mil reais) em 1947 para Universidade de Yale.

Esse livro é tão valioso porque, além do grande valor histórico que tem para os EUA, é muito raro, teve 1700 cópias impressas, e apenas 11 sobreviveram, e finalmente, essa cópia estava em ótima condição de preservação.

Mas sobre o que é o livro? É um livro de salmos. Livros dos salmos (saltérios) podem ser ilustrados com miniaturas e decorados com iniciais, foram produzidos desde a idade média. A maioria dos ramos do cristianismo tem suas próprias versões dos saltérios.

Ao longo dos séculos, muitos ficaram famosos, como o Canterbury Psalter, St. Albans Psalter e o Psalterium Romanum.

Fonte (texto e imagens): AbeBooks

Anúncios

3 comentários sobre “O livro mais caro do mundo

  1. Pingback: Livros usados: onde comprar – Oh my livros!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s