Comprei um eBook na Amazon e agora não consigo ler em outro eReader. O que eu faço?

Quem nunca comprou um eBook super empolgado para ler e se deu conta de que não era possível ler no eReader por causa do DRM?

O DRM (Gestão de Restrições Digitais – Digital Restrictions Management) é usado para proteger o copyright de conteúdos digitais, mas pode se tornar um problema, como por exemplo, comprar o livro na Amazon, mas querer ler em um eReader que não seja o Kindle. Me deparei com esse problema quando comprei livros da Amazon e não conseguia ler com o meu Kobo. Tinha eles no Kindle para PC, mas não quero ler no computador se tenho um eReader. Procurei como remover o DRM e encontrei boas informações em inglês, mas não em português. Então esse post é para repassar o que aprendi removendo o DRM e convertendo meus livros para o formato epub.

Se você comprou um livro na Amazon, o primeiro passo é instalar o Kindle para PC no computador. Conecte a sua conta e faça o download dos livros pelo aplicativo. Esses livros ficarão salvos em uma pasta chamada “My Kindle Content” (“Meu Conteúdo Kindle”). Tendo feito isso, basta decidir qual programa usar para remover o DRM e ler o livro em outro aparelho.

Vamos aos programas.

1. EpubSoft

Super simples. Basta baixar, instalar e selecionar os arquivos. Sem mistério. Também serve para converter arquivos para outros formatos.

1: seleciona os arquivos
2: seleciona em que formato quer converter (selecionei epub como exemplo)
3: Clica em converter (Convert now!)

Os arquivos convertidos ficam salvos em uma nova pasta (“Epubsoft”).

Clipboard03

Problema: é um software pago. Dá para testar por 30 dias, então se você tiver vários livros para remover a DRM, vale a pena.

2. EPUBee Magic

Impossível ser mais simples. Só arrastar os arquivos, e depois que tiver removido o DRM e convertido para o formato desejado, aparecerá um link para download.

Vantagem: é gratuito!

Quando usei o programa, para um dos livros estava dando erro. A mensagem que aparecia pedia para ter certeza que o livro estava realmente no computador. Ele estava, mas o erro continuava. Me desregistrei do Kindle para PC (Ferramentas – Opções – Registrar), registrei novamente (tudo igual, a mesma conta) e funcionou a remoção do DRM.

Clipboard4

Ainda é possível usar o Calibre ou Python scripts, mas são mais complicados. Testei as duas opções acima, funcionaram e foram super simples de usar. Já estou com minhas compras no Kobo.

Se vocês tiverem mais alguma dica para compartilhar, deixem nos comentários.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s