Gente, esse filme tem um livro?!

Atire a primeira pedra quem nunca passou por isso.

Mesmo leitores bem informados já devem ter tido essa surpreendente sensação de descobrir que aquele filme que você curte é na verdade uma adaptação.

É claro que você acaba se sentindo na obrigação de ler o livro…

Filmes lançados dos anos 2000 para cá já não costumam causar essa surpresa, pois com o advento da internet e o maior acesso a informação a chance de isso passar desapercebido é muito menor. Já nos saudosos anos 80 e 90 isso era muito mais comum (assim como era comum você saber do lançamento de um filme com semanas de antecedência e não meses ou anos, como é hoje em dia).

Por isso resolvi listar alguns filmes baseados em livros, que me pegaram de surpresa, e talvez surpreendam você também.

Jurassic Park (1993)

Um dos grandes sucessos de Steven Spielberg, e um divisor de águas para o cinema no âmbito dos efeitos especiais. O filme é uma adaptação do livro homônimo do autor Michael Crichton, que também participou da escrita do roteiro para o cinema. Ainda não li o livro, está na minha lista, mas ouvi falar muito bem.

jp

À Espera de um Milagre (1999)

milagre

Hoje talvez já seja de amplo conhecimento que este filme, estrelado por Tom Hanks e Michael Clarke Duncan, é a adaptação de um livro de Stephen King. O livro em questão é O Corredor da Morte (1996), que foi lançado em seis volumes separados.

Li o livro após ver o filme, pois não sabia que era uma adaptação (e olha que eu já lia muito King na época). A adaptação ficou muito boa e bastante fiel ao livro, recomendo ambos.

Colossus 1980 (1970)

Essa é uma ficção científica que infelizmente parece ser bem desconhecida.

Apesar do filme ser bem datado e um pouco lento (lembre-se, 1970) é uma das melhores histórias de dominação das máquinas que já vi em filme.

O filme é baseado no primeiro livro (Colossus) de uma trilogia escrita por Dennis Feltham Jones.

Ainda não lí o livro, mas ele já está a caminho e lerei em breve.

colo

Os Selvagens da Noite (1979)

Este foi um que me surpreendeu recentemente.

O filme é um cult dos anos 80 (sim, 79 já entra nos anos 80 pela margem de erro), embora eu não lembre de ter assistido o mesmo na época, e fui assisti-lo só nos anos 2000.

Poucas semanas atrás descobri que ele é a adaptação do livro de mesmo nome escrito por Sol Yurick. Já estou com ele em mãos, mas não li ainda.

WARRIORS_

Conta Comigo (1986)

4est-cm

Este é um clássico da sessão da tarde (ou seria cinema em casa?) que eu também fui assistir só nos anos 2000. Essa história de quatro garotos que saem em uma aventura para achar um corpo é na verdade a adaptação do conto “O Outono da Inocência – O Corpo” publicado no livro Quatro Estações de Stephen King.

Fiquei bastante surpreso com a descoberta, especialmente por que a maioria das obras do autor geralmente abordam algum tema sobrenatural.

Blade Runner, o Caçador de Andróides (1982)

Essa ficção científica cult, dirigida por Ridley Scott, é a adaptação do livro “Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?” (1968) de Philipp K. Dick.

Esse também está na minha lista, mas confesso que estou um pouco apreensivo depois de ter lido “O Homem do Castelo Alto”, do mesmo autor, que tem um final um pouco aberto demais para o meu gosto.

and

E você? Já teve essa sensação de surpresa? Foi atrás do livro?
Deixe aí a sua resposta nos comentários.

8 comentários sobre “Gente, esse filme tem um livro?!

    1. A julgar pelas datas de lançamento das novelizações da série Alien, já foi uma jogada de Marketing planejada junto com o filme, pois os livros sairam no mesmo ano que os filmes.

      De qualquer modo, o que não falta é produtos derivados da série Alien.
      Pra mim o primeiro filme ainda é o Melhor (embora confesso que ainda não vi o 3).

      Curtido por 2 pessoas

      1. Também sou fã do primeiro, o terceiro que é dirigido pelo David Fincher é bom tb, mas é o piorzinho, se não me engano, foi logo no começo da carreira dele, dizem que quase desistiu da carreira de cineasta heheh.

        Curtido por 1 pessoa

  1. Carlos Bazuca

    Ótima postagem.
    Eu fiquei sabendo essa semana que o bom e velho “Conta Comigo” foi baseado num livro do Stephen King, mas Selvagens da Noite… eu não sabia mesmo, surpresa total. Os dois filmes eu vi na infência (sim, sou velho, fazer o quê) e me sinto na obrigação de ler os livros.

    Curtido por 2 pessoas

    1. Conta comigo eu já sabia a algum tempo, mas lembro que foi uma surpresa quando descobri, especialmente por não ter nada de sobrenatural na história.

      Selvagens na noite foi uma surpresa recente, não fazia ideia. Estou curioso pra ler e provavelmente vou ter que rever o filme.

      Curtido por 1 pessoa

  2. Pingback: Livros para ler no 31 de outubro – Oh my livros!

  3. Blade Runner, além de inspirar um filme, também inspirou outro livro, Lágrimas na Chuva, da autora Rosa Montero. Inclusive o título do livro é inspirado em uma das falas do filme. Mas para mim a maior surpresa foi o filme Conta Comigo. Vou assistir de novo e procurar o conto também. Este precisa ir para o 7ª arte do meu blog, sem dúvidas. Obrigado pela dica!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Pingback: Colossus – D.F. Jones – Oh my livros!

Deixe um comentário

