As Vilas do Livro no Reino Unido

Mês passado falamos sobre a fofíssima Vila do Livro em Urueña, Espanha. Apesar de ter sido a primeira vez que ouvi falar em Vila do Livro, essa não é a única do mundo. O post de hoje é para mostrar (as lindas!) Vilas de Livros do Reino Unido.

A mais antiga das cidades/vilas de livros do mundo é a Hay-on-Wye, no país de Gales, quase na Inglaterra. A história de Hay-on-Wye como vila do livro começa em 1961, quando o bibliófilo Richard Booth resolveu transformar a economia do local com LIVROS. Comprou um castelo e uma antiga estação de bombeiros e abriu nestes prédios livrarias de livros usados. Com o tempo, outras livrarias foram surgindo em locais abandonados, e a comunidade de 2 mil habitantes tem atualmente 30 livrarias e aproximadamente 1 milhão de livros. Em 1977 Booth atraiu a atenção para a cidade quando se declarou rei de Hay-on-Wye e independente do Reino Unido (que não aceitou a independência). A cidade cresceu economicamente, atualmente recebe meio milhão de turistas por ano e impulsionou a criação da Organização Internacional de Cidades de Livros.

hay-on_
Hay Festival – Foto roughguides.com

Em Hay-on-way é organizado desde 1987 um festival literário, Hay Festival no final de maio. O Hay Festival traz escritores, produtores artísticos, comediantes, músicos, políticos de todo o mundo para debater e compartilhar histórias. São celebrados grandes escritores de diversas áreas e estilos, de poetas a cientistas, comediantes e letristas, romancistas e ambientalistas, e o poder de grandes ideias para transformar o pensamento. Segundo Bill Clinton, Hay é “A Woodstock da mente”.

hay
Hay Festival

Ano que vem o festival acontece de 25 de maio a 4 de junho. Já dá para programar a viagem…

 

A segunda vila do livro do Reino Unido é Wigtown, um povoado na Escócia (com aproximadamente 1000 habitantes), tem 20 livrarias e é Vila do Livro desde 1998. Diferente de Hay-on-Wye, o status de Vila do Livro foi planejado para recuperar a cidade que estava em declínio (as maiores empregadoras da cidade fecharam nos anos 90).

No universo dos livros do Harry Potter, Wigtown é a casa de um time de Quadribol Wigtown Wanderers.

Essa vila também organiza um desde 1999 um festival literário, e o desse ano ainda dá tempo para ir, vai acontecer entre 23 de setembro e 2 de outubro. Esse ano o festival vai oferecer mais de 200 eventos e atividades para todas idades, incluindo música, teatro, comida e artes visuais.

header-2015
Wigtown Book Festival

Fontes: Papel en blanco, Hay Festival, Hay-on-WyeScotland Alba, Scotiana

Anúncios

11 comentários sobre “As Vilas do Livro no Reino Unido

    1. Fê, faz pouco tempo que descobri as vilas tb, quando li sobre a de Urueña. Além dessas que publiquei, tem várias outras. 🙂
      Esses festivais literários parecem beeem interessantes, fiquei com vontade de ir. No RS temos um evento literário muito bom, Jornada Nacional de Literatura, em Passo Fundo. Normalmente acontece a cada 2 anos (ano passado foi cancelado por falta de verba, infelizmente), e vale muito a pena ir. Eles também tem a parte infantil, a Jornadinha. Normalmente as escolas se organizam para levar as crianças. Espero que ano que vem seja realizada, é uma pena se cancelarem de vez esse evento.
      Beijos
      Rafa

      Curtir

  1. Pingback: Um lugar mágico na Bélgica, a Vila do Livro de Redu – Oh my livros!

  2. Pingback: Livros usados: onde comprar – Oh my livros!

  3. Pingback: Uma vila medieval na Itália, uma linda e encantadora Vila do Livro – Oh my livros!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s