A vila do livro na Espanha, Urueña

Urueña é o local na Espanha com maior densidade de livrarias por habitante. Em 2007, a pequena localidade, situada na província de Valladolid e a 220 km de Madrid, se converteu na primeira e única Vila do Livro,  na Espanha, incluindo a rede de Vilas do Livro do mundo.

A vila é realmente pequena, tem 223 habitantes e uma área de 44,04 km² (dados de 2007). E parece ser super fofinha! É uma cidade murada, com um castelo imponente do século XI e o muro do século XIII.

Ricardo Melgar - Urueña
Foto de Ricardo Melgar

É um local cheio de história que foi declarado Conjunto Histórico Artístico em 1975.

Apesar de ser pequena, suas ruas estão cheias de museus, centros culturais e espaços dedicados as letras. O site de vendas de livros online IberLibro vende livros de livreiros de Urueña. O IberLivro entrevistou um desses livreiros, Víctor, dono da Librería Páramo, sobre o projeto Vila do Livro, o povo e as livrarias da vila.

Como funciona o projeto da Vila do Livro? Há conecção com outras cidades literárias na Espanha ou Europa?

A Vila do Livro de Urueña nasceu 9 anos atrás seguindo o rastro de outras Vilas de Livro europeias, a mais conhecida Hay-on-wye (Reino Unido). Hoje é um projeto consolidado, com 10 livrarias que abrem de quinta a domingo, um museu do livro, o museum etnográfico de Joaquín Díaz e outras propostas culturais.

Por que você decidiu abrir uma livraria aqui? Existe algum incentivo para os livreiros na cidade?

Tinha dois motivos: trabalhar com livros, uma das minhas paixões, e viver em um povoado, com um ritmo mais calmo que na cidade e em contato com a natureza. A verdade é que é um luxo e um privilégio ter alcançado ambos objetivos.

uru

Falando sobre a sua livraria, qual ou quais são os livros ou artigos que você mais gosta? Tem alguma coleção especial? O que um visitante pode encontrar em sua livraria?

Páramo é uma livraria de livros usados, antigos e fora do catálogo, onde se podem encontrar raridades de todo tipo ou simplesmente livros mais econômicos que em uma livraria de novos. Tem muitos livros que gosto, como algumas primeiras edições,vários Quixotes raros, etc., embora seria muito difícil me inclinar para apenas um. Também tenho uma pequena sessão de livros novos de editoriais que gosto, como Pepitas de Calabaza, El Zorro Rojo ou Fórcola.

Você se lembra do primeiro livro da coleção que vendeu?

A verdade é que não, embora um dos primeiros livros raros que vendi foi uma primeira edição de uma coletânea de poemas de Francisco Pino, dedicado pelo autor.

Você realiza na livraria atividades relacionadas com livros: lançamentos de livros, colóquios…?

Sim, às vezes fazemos apresentações de livros, contamos histórias para crianças e concertos.

Como você entende o futuro das livrarias?

O futuro me parece incerto em geral, não apenas nas livrarias. Vivemos tempos complicados, dominados pela cobiça, egoísmo, consumo exacerbado, e tudo o que tem a ver com cultura, os valores ou a introspecção está cada vez mais raro. De todo modo, creio que sempre haverá um lugar para os livros e as livrarias, porque sempre haverá pessoas que, em algum momento em sua vida, necessitem de ajuda para sair de seu pequeno e limitado mundo e conhecer algo mais. Como dizia Cervantes:“En algún lugar de un libro hay una frase esperándonos para darle un sentido a la existencia” (“Em algum lugar de um livro há uma frase nos esperando para lhe dar um sentido à existência”).

Acabei de ler a entrevista com uma pontinha de inveja do Víctor, sobre trabalhar com livros e morar em um lugar pequeno e próximo da natureza.

Fotos de Ricardo Melgar e IberLibro.
Fonte: IberLibro

Anúncios

5 comentários sobre “A vila do livro na Espanha, Urueña

  1. Pingback: As Vilas do Livro no Reino Unido – Oh my livros!

  2. Pingback: Um lugar mágico na Bélgica, a Vila do Livro de Redu – Oh my livros!

  3. Pingback: Uma vila medieval na Itália, uma linda e encantadora Vila do Livro – Oh my livros!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s