As livrarias de Tóquio

Já falei aqui no blog sobre livrarias no Japão. Uma delas tem apenas um livro à venda de cada vez (Uma livraria de um só livro?). A outra super legal, é hostel e livraria (Já pensou em dormir em uma livraria?).

Em Tóquio existe um bairro dedicado especialmente para cultura, Jimbocho, equivalente a uma cidade de livros, dedicado a livros e publicações usadas. É um paraíso para quem ama livros.

Jimbocho, cujo nome era de um samurai do século XVII, é um bairro rodeado de universidades. A região foi destruída por um incêndio em 1913, e um dos primeiros estabelecimentos a re-abrir foi uma livraria, que posteriormente virou uma editora (Iwanami Shoten). Hoje há cerca de 175 livrarias no bairro, incluindo aproximadamente 50 para livros raros e usados. Muitas das livrarias são especializadas: mangas, livros novos, livros usados e raros, livros acadêmicos e escolares,…

Como os espaços são reduzidos e concorridos, as livrarias expõem os livros em todos espaços possíveis, do chão ao teto, e em prateleiras e mesas na rua (aqui na Alemanha também é comum as livrarias exporem caixas de livros na rua).

Um dos antiquários, aberto em 1903, com livros, manuscritos, mapas e pergaminhos, The Isseido Booksellers, tem uma cópia do livro Navigationi et Viaggi, de Giovanni Battista Ramusion, um livro de viagens que compilou as viagens de Marco Polo, Niccolò Da Conti, Magellan, Alvar Nuñez Cabeza de Vaca (que nome!) e Giosafat Barbaro, e foi impresso em 3 volumes entre 1563 e 1583. A primeira edição desse livro custa mais de 32 mil libras (mais de 158 mil reais)!! Se alguém se interessar em comprar, pode achar no AbeBooks. Eles também tem os primeiros mapas do Brasil, Canadá, Japão, África e Ásia.

navigationi
Navigationi et Viaggi

Owaga Tosho, um dos mais importantes japoneses especialista em literatura inglesa e america, tem uma livraria com o mesmo nome. Na livraria Ogawa Tosho Ltd, livros raros do Japão, filosofia, dicionários e gramáticas estão disponíveis.

johnson-dictionary
Dicionário da língua inglesa, por Samuel Johnson, impresso em Londres em 1755 em 2 volumes.

A livraria Infinity books, além de vender livros em inglês, vende cerveja! No térreo da loja, parte especializada em primeiras edições, livros raros e fora do catálogo, e livros gerais de literatura, tem um bar rodeado pelas estantes da livraria.

infinity-interior
Interior da livraria Infinity books

Uma cooperativa que fornece livros raros para um grupo de 22 livrarias no mundo, World Antiquarian Book Plaza, possui muitos dos livros extremamente raros e caros disponíveis em livrarias do mundo. De tábuas de argila, manuscritos ilustrados do século XV a primeiras edições de livros do XX. Uma boa parte da coleção está em exibição, quase como um museu, para a felicidade dos meros mortais.

toquio3
Contos japoneses ilustrados e impressos em papel crepom

Quero ir pro Japão passear…
Fonte e imagens: AbeBooks

Anúncios

2 comentários sobre “As livrarias de Tóquio

  1. Pingback: Os sebos da Charing Cross Road e a maior livraria da Europa – Oh my livros!

  2. Pingback: Livros usados: onde comprar – Oh my livros!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s