“O Silmarillion” ilustrado à mão por um estudante de artes

Um estudante alemão de artes e design ilustrou O Silmarillion, de J.R.R. Tolkien, como trabalho de conclusão de curso.

Quando vi as fotos dessa notícia lembrei de “O Nome da Rosa”, em que os monges ficavam copiando e desenhando os livros, à mão, para poder ter uma cópia daqueles livros (obrigada Gutenberg pela prensa móvel e por podermos ler quantos livros quisermos). Já vi livros feitos à mão, na Biblioteca Nacional da Áustria, e são lindos, mas haja trabalho!

3

E foi trabalho o que o estudante Benjamin Harff teve, só a ilustração da página de abertura levou entre 70 e 80 horas de trabalho para ficar pronta. 

Benjamin criou essa edição incrível de “O Silmarillion” para o TCC da Academia de Artes. Inicialmente a ideia dele foi ilustrar “O Senhor dos Anéis“, mas ele já estava muito influenciado pelo filme.

Inicialmente, ele desenharia apenas a primeira letra de cada capítulo com caligrafia medieval. Para aprender sobre caligrafia, Benjamin estudou livros de caligrafia medieval e livros que o próprio Tolkien havia lido. E depois que começou a fazer a caligrafia, gostou tanto que precisou decidir entre ilustrações e caligrafia, por causa do tempo, e decidiu focar na caligrafia (já havia feito parte das ilustrações do livro quando teve que tomar essa decisão).

Após fazer à mão as ilustrações e caligrafias (iniciais de frases, numeração das páginas e detalhes), o trabalho foi digitalizado e organizado no texto digitado. Depois de pronto, o livro foi encadernado em couro de bode.

Foi 1 ano de trabalho para ilustrar, aprender caligrafia medieval e fazer a caligrafia do livro. Os últimos 6 meses focados apenas na caligrafia. Se tivesse tempo, Benjamin disse que teria escrito o texto à mão também.

É um livro único, nem a Academia de Artes tem uma cópia.

4

Uma entrevista com Benjamin sobre a produção do livro pode ser lida em Tolkien Library (em inglês). As fotos foram retiradas desse site e do Herr der Ringe Film.

Anúncios

2 comentários sobre ““O Silmarillion” ilustrado à mão por um estudante de artes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s