O homem que salvou da al Qaeda os manuscritos de Timbuktu

Sempre que países entram em guerra, patrimônio histórico é perdido. Às vezes é “por acidente”, mas destruir a história e cultura do outro país é ganhar poder, destruindo a cultura alheia.

Recentemente, com o avanço de grupos jihadistas, além de toda a morte e destruição das cidades, esses grupos também estão destruindo o patrimônio histórico (da mesma forma que o al Qaeda vem fazendo a tempos). Desde 2014 o Estado Islâmico está pilhando e destruindo mosteiros, santuários, igrejas e outros locais sagrados, no que chama de “limpeza cultural” no Oriente Médio e norte da África. A cidade de Palmira (Síria), uma importante cidade fundada há mais de 4 mil anos, foi notícia ano passado devido a destruição do patrimônio arqueológico da cidade.

Em 2012, um colecionador e restaurador de livros, Abdel Kader Haidara, 51 anos, cuja coleção tem livro do século XII, e manuscritos sobre astronomia, matemática, poesia, ciências ocultas, medicina,  viu sua cidade, Timbuktu (Mali), ser invadida por tropas aliadas a al Qaeda.

Sabendo que a biblioteca da cidade possuía um acervo de centenas de milhares de manuscritos árabes raros, muitos com mensagens contrárias ao que o grupo defendia, e seria um alvo dos extremistas jihadistas, resolveu agir.

Haidara reuniu colegas e organizaram uma forma de retirar e esconder os livros dos prédios da biblioteca: guardar os livros em casas de famílias, dentro e fora da cidade.

Baús foram comprados. Um grupo de pessoas trabalhou para guardar os livros nos baús e encaminhar aos esconderijos. Fizeram isso durante 8 meses, e conseguiram retirar parte dos manuscritos da cidade, passando inclusive por postos dos jihadistas.

No começo de 2013 as tropas francesas invadiram o país para lutar contra os jihadista. Quatro mil dos 400 mil manuscritos antigos de Timbuktujá haviam sido destruído. Muitos outros teriam desaparecido se não tivessem sido resgatados pelo plano de Haidara.

timb

Fonte (texto e imagem): The Librarian Who Saved Timbuktu’s Cultural Treasures From al Qaeda

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s