9 medos irracionais que podemos ter por culpa dos livros

O site The Reading Room publicou essa semana uma lista de 9 medos irracionais que podemos ter por causa de livros. Livros normais, não apenas livros de terror, com cenas que nos assustaram e continuam na memória (inclusive livros infantis, como Branca de Neve e a maçã).

Vamos a lista:

1. Aranhas gigantes, Harry Potter e a Câmara Secreta, J.K. Rowling

Para quem tem medo de aranhas, a Aragogue é assustadora e pode causar pesadelos!

Aragogue

2. Pássaros, O Corvo, Edgar Allan Poe

Essa história é meio deprê, e corvos em si, no inverno, quando todas as árvores estão peladas de folhas, são um pouco assustadores, esse cenário lembra muito filme de terror.

Na história o narrador está lamentando ter perdido o seu amor, Leonor, quando ouve batidas, abre a porta e um corvo entra. Esse corvo fala (!) “Nunca mais”. O narrador lamenta-se, o corvo apenas repete: “Nunca mais”.

“E o Corvo, sem sequer se bulir, se senta imóvel, se senta ainda, sobre o pálido busto de Palas que há sobre a porta do meu quarto. E seus olhos têm toda a dor dos olhos de um demônio que sonha; e a luz da lâmpada que o ilumina, projeta a sua sombra sobre o chão. E minh’alma, daquela sombra que jaz a flutuar no chão, levantar-se-á – nunca mais!”

poe

 

3. Hotéis, O Iluminado, Stephen King

A velha história, hotel no meio do nada, abaixo de neve, abandonado e assombrado, claro.

o iluminado

 

4. Os olhos de T.J. Eckleburg, O grande Gatsby, F. Scott Fitzgerald

Em um velho cartaz no Vale das Cinzas, os olhos de T.J. Eckleburg são feitos para serem olharem para baixo e julgar todos que passam. Olhos sem rosto, e para sempre observando.

gatsby
Imagem The Reading Room

 

5. Porcos, A Revolução dos Bichos, George Orwell

Em “A Revolução dos Bichos” Napoleão é um pouco ditador e tirano. Os porcos comandam a fazenda, oprimem, são cruéis e tiranos com os demais animais.

a rev dos bichos

 

6. Senhorita Havisham, Grandes Esperanças, Charles Dickens

A ideia dessa personagem também não é ser assustadora, mas ela tem uma descrição fantasmagórica. É caracterizada como vestindo um velho vestido de casamento, pela pálida e afundada.

 

Gillian-Anderson-as-Miss--007_the guardian
Imagem The Guardian

 

7. Quartos amarelos, O Papel de Parede Amarelo, Charlotte Perkins Gilman

Esse livro conta a história de uma mulher que começa a ver outras mulheres presas no papel de parede do seu quarto. Chorando, ela arranha o papel de parede para libertar as mulheres, mas não tem ninguém lá, ela está sozinha no quarto.

o papel de parede

 

8. Longas viagens de carro, A good man is hard to find, Flannery O’Connor

Conta a história de uma família que está viajando, encontra um bandido famoso na estrada, e precisam implorar pelas suas vidas. Questão sobre religião, família e bem e mal são levantadas.

agoodman

 

9. Maçãs, Branca de Neve, Irmãos Grimm.

Essa todo mundo conhece, vermelha e linda maçã vermelha, mas envenenada…

a-bruxa-brancadeneve

 

Nem todos os livros listados me assustam pelos mesmos motivos listados pelo The Reading Room. Nunca tive receios de maçãs por causa de Branca de Neve, mas tinha medo de algumas vizinhas e achava que elas eram bruxas…

Corvos me incomodam um pouco, aqui no inverno é o dia inteiro eles crocitando (porque não é um canto…), e parece meio macabro, dias curtos e escuros, toda natureza morta, só eles fazendo barulho. Mas eles são super inteligentes, adoram água (tomam banho em poças geladas, super fofos), e os filhotes são super bonitinhos! Comecei a simpatizar com eles.

Assisti o Iluminado, e obrigada, não quero ficar em hotéis no meio do nada. Assisti também o Harry Potter, e acho que não curti muito a aranha (faz muito tempo isso).

Achei os porcos cruéis, tiranos, traidores, mas não criei medo de porcos por causa disso…

“O Papel de Parede Amarelo” entrou para a lista “quero ler”. Parece super angustiante a história.

E ai, já leu algum dos livros? Quais livros causaram medo ou algum desconforto?

Anúncios

4 comentários sobre “9 medos irracionais que podemos ter por culpa dos livros

  1. kkkkkkk Achei essa lista muito engraçada! Na verdade, eu acho que o que nos dá medo são as representações desses elementos em outras mídias… Não tenho coragem de assistir aquela temporada de American Horror Story que se passa em um hotel e, depois de assistir Os Pássaros, não suporto aglomerações desse animais perto de mim! kkkkkkk
    Muito interessante essa postagem!

    Leitora Compulsiva
    http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br

    Curtido por 1 pessoa

    1. Andrea, realmente a representação de outras mídias ajuda a criar o medo. Quando era adolescente li bastante livros de terror e suspense, e teve livros que me deram tanto medo que evitava algumas situações (por exemplo, eu não lia antes de dormir ou quando tava sozinha em casa). Mas criava medos mais racionais no caso de livros de suspense (sempre tinha assassinatos…).
      Beijos

      Curtir

  2. Eu também não senti medo com as histórias que conheço dessa lista (Harry Potter, Branca de Neve, O Grande Gatsby e O Iluminado), porém, achei a ideia muito legal, uma ótima oportunidade de conhecer obras novas.
    Fiquei particularmente curiosa por O Corvo e A Revolução dos Bichos (já li 1984 e adoro!).
    Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s