TAG 10 perguntas literárias

Olá, fui indicada pelo blog Conversando com os livros (que não sei se ainda existe…) para responder a TAG 10 perguntas literárias (demorei um pouco, mas agora vai).

A TAG foi criada pela Ana Vitorino, do blog Como respira.

Gostei das perguntas!

1) Qual a capa mais bonita da sua estante?

Adoro essa capa de O Cemitério de Praga, do Umberto Eco. Recomendo muito a leitura desse livro, é muito bom. Acho que capas com vultos me atraem, porque quando fui ver meus livros, o outro que selecionei com capa que gosto foi O prisioneiro do céu.

o cem praga

2) Se eu pudesse trazer um personagem para a realidade, qual seria?

O primeiro personagem que pensei foi o Kevin, do Precisamos falar sobre o Kevin, de Lionel Schriver. Queria conversar com ele e entender o que ele sente e por que ele é do jeito que ele é. Mas seria meio perigoso, caso ele começasse a agir como no livro. Quando falei pro meu marido minha escolha, a resposta dele foi: “Qual é o teu problema?”.

Pensei também no Dexter, mas gosto mais do Dexter da série do que do Dexter do livro (eles tem personalidades diferentes, o da série é mais humano).

Então, tentando não ser estranha e causar polêmica, traria a “mulher do primeiro cego” do Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago. Esse livro é incrível, e ela uma muito forte.

ensaio sobre a cegueira
Imagem do filme “Ensaio sobre a Cegueira”.

3) Se eu pudesse entrevistar um autor (a), qual seria?

Eu ia gostar de conversar com o Bernard Cornwell. Gosto muito dos livros dele, gosto como ele coloca a história e a ficção juntas. Mas eu também adoraria muito conversar com o José Saramago, Umberto Eco e Gabriel García Marquez (mas infelizmente todos já morreram…).

4) Um livro que não lerás de novo? Por quê?

Tirando alguns livros que quero ler de novo, alguns que a história mexe muito comigo, tipo “Precisamos falar sobre Kevin”, a maioria dos livros não quero ler de novo porque a vida  já é muito curta para ler todos os livros que quero ler, não vai sobrar tempo para reler…

5) Uma história confusa?

Alice no país das Maravilhas. Acho a história bem confusa…

6) Um casal?

Emma e Dexter de Um dia, do David Nicholls. Amei eles, estou tentando reler o livro em alemão (tentando ter um incentivo para aprender a língua…).

um-dia

7) Dois vilões?

O porco Napoleão de A Revolução dos Bichos. Não sei quem é o segundo vilão…

a rev dos bichos

8) Um personagem que matarias (ou tiravas do livro)?

Por mais chato que fosse o personagem, não consigo pensar em um personagem que tiraria do livro. Tirar alguém do livro pode mudar totalmente a história… (considerando livros de ficção).

Se a pergunta fosse: “Um personagem que torceu para morrer”, uma personagem que eu torço muito para morrer é a Sansa, em Game of Thrones (a série). Ainda não li os livros (estou esperando o George R. R. Martin acabar de escrever a série), mas parece que a personalidade do personagem é a mesma no livro e série.

9) Se pudesse viver num livro, qual seria?

Ia gostar de viver em O Nome da Rosa, queria ser um dos monges que trabalhavam com os livros, mesmo com o risco de saber demais. A biblioteca parecia ser incrível!

10) Qual o teu maior livro e o mais pequeno (em termo de páginas)?

Acho que o livro mais fino é O Pequeno Príncipe, com 96 páginas. E o livro mais grosso acho que é A Dança dos Dragões, da série As Crônicas de Gelo e Fogo, do George R. R. Martin, com 872 páginas.

Quem quiser responder a TAG, me avisa nos comentários e deixa o link (ou responde nos comentários mesmo).

🙂

9 comentários sobre “TAG 10 perguntas literárias

    1. Oi Rubyane,
      Eu adoro o Umberto Eco e recomendo O Cemitério de Praga.
      O Dexter da série eu adoro, o do livro não gostei muito, achei ele muito psicopata. O da série tem um lado humano, principalmente conforme a série avança.
      Sobre o Kevin, achei o livro super bom, bem pesado, e gostaria de saber o porquê de ele ser do jeito que ele é, o que ele sente. Ainda não assisti o filme, é um que tá na lista, mas acho difícil que chegue na profundidade do livro. Já assistiu o filme ou leu o livro?
      Responde a tag também e deixa o link aqui. 🙂
      Beijos

      Curtir

  1. Pingback: Pokémon Go – Book Tag – Oh my livros!

  2. Pingback: TAG Ler é um presente – Oh my livros!

Deixe um comentário

