O mundo assombrado pelos demônios – Carl Sagan

Carl Sagan foi físico, astrônomo e divulgador científico, publicou O mundo assombrado pelos demôniosem 1995. Lendo o livro tive a sensação que o livro recém foi lançado… Isso é realmente muito triste, porque só mostra como nada mudou (ele fala dos EUA, mas é o que acontece no Brasil).

O mundo assombrado pelos demônios

O livro é excelente. Em alguns capítulos a leitura é um pouco densa, mas vale a pena ler, mesmo que seja devagarinho.

Carl Sagan e Ann Druyan (ela escreveu alguns capítulos) tentam levar ao público o método científico, o pensamento cético, a importância de usar o senso crítico nas informações que recebemos, procurar por evidências, a importância do ensino de ciências nas escolas e o porquê de termos tanto desinteresse em ciência. O perigo que é não ser cético e não pensar de forma crítica. Como podemos ser facilmente enganados por nós mesmos (criação de falsas memórias, é muito maluco e assustador).

Eles usam exemplos de mitos e crenças e os desmistificam. Abdução por ETs, os círculos em plantações (os caras que começaram a fazer os círculos mostraram como faziam, e isso ainda é usado como “prova” da existência de ETs, inclusive ano passado essa “polêmica” voltou no Brasil), as pirâmides, rostos em Marte, bruxaria…

A importância de termos uma população educada cientificamente. Como é a educação científica nas escolas? O que acontece com as crianças que passam a ter desinteresse em ciências conforme crescem?  Como a ciência é feita? O que é pseudociência? O perigo das pseudociências e misticismos na sociedade, com cada vez mais espaço na mídia.

O pensamento cético é a melhor forma de “fugir” das pseudociências. Hoje está cada vez mais difícil saber quais informações são corretas. É inacreditável que em 2016 tenhamos pessoas acreditando que a Terra é plana. O que não faltam são teorias da conspiração. A falta de conhecimento científico e pensamento cético faz com que muitas pessoas acreditem facilmente em teorias da conspiração. Eu tenho a sensação de que as coisas estão piorando no Brasil, e que se continuar assim, em pouco tempo estaremos queimando bruxas. O crescimento do poder da religião no poder público é preocupante. As pessoas infelizmente não tem conhecimento básico de ciência, são facilmente manipuladas, acreditam que livros religiosos são corretos sem nem ao menos questionar se a informação faz sentido (por exemplo, Terra plana, Terra ser o centro do universo, criacionismo). Políticos querendo incluir o ensino de criacionismo em aulas de ciências.

A ciência não é perfeita e erra. E nesse ponto entra a importância do método científico. Não é porque a pessoa A é cientista que ela tenha a verdade. A ciência está sempre em movimento e se corrigindo. Pesquisa básica é essencial para construirmos pesquisa avançada. A ciência está em tudo o que fazemos. Está na luz da tua casa, no teu computador, na internet, no remédio que tu tomas, no GPS que tu usas, na produção de alimentos. A ciência está em todos os momentos do nosso dia. E quando vemos uma notícia que fala de pesquisa básica e nos comentários tem alguém dizendo que devíamos estar trabalhando em alguma coisa “mais útil”, é porque essa pessoa não entende que não teríamos como inventar a televisão se não tivéssemos  tido muita pesquisa básica “que não serve pra nada” antes. Acredito que parte do problema é a (falta de) divulgação científica em mídias que atingem a maior parte da população. As pessoas não entendem que investimento em ciência é investimento em educação e saúde. A internet tem ajudado a termos mais divulgação científica (e infelizmente mais divulgação de pseudociências), mas a forma como o google nos mostra as pesquisas, nos mostrando apenas páginas/vídeos semelhantes as pesquisas anteriores, pessoas que procuram por criacionismo provavelmente vão encontrar apenas informações que concordem com a posição já defendida por elas. Isso é um grande problema para todo mundo, e isso envolve todo o tipo de pesquisa (seja ciência, política), sempre vamos ver só o lado que concordamos se não formos mais fundo na pesquisa…

Aproveitando o post, indico canais no youtube de pessoas sérias que fazem divulgação científica (e eles sempre indicam outros canais bons nos vídeos).

 Alguns podcasts bons sobre ciência:

Se tiver mais sugestões, deixa nos comentários que eu atualizo no post.

Leia post relacionados:
Heavenly Intrigue: Kepler, Brahe e o assassinato por trás de uma das maiores descobertas científica
A man on the moon (Um homem na lua) de Andrew Chaikin

Anúncios

6 comentários sobre “O mundo assombrado pelos demônios – Carl Sagan

  1. Pingback: História da Ciência em Quadrinhos – Oh my livros!

  2. Pingback: Retrospectiva 2016 – Oh my livros!

  3. Pingback: Subliminar: Como o inconsciente influencia nossas vidas – Leonard Mlodinow – Oh my livros!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s