1984 – George Orwell

1984foi sem dúvida o melhor livro que li nos últimos tempos. Incrível! Principalmente quando descobri que esse livro foi escrito em 1948 e lançado em 1949 pelo autor britânico George Orwell, pseudônimo de Eric Arthur Blair.  

1984-George-Orwell

O livro conta a história de um estado totalitário, a Oceania, no qual tudo é controlado pelo Grande Irmão (Big Brother), através da Teletela. Até os pensamentos e relacionamentos são controlados. Qualquer mudança no tom de voz ou batimentos cardíacos é percebida pela Teletela e pode ser um problema. A história é contada do ponto de vista de um funcionário do governo, Winston, que trabalha no Ministério da Verdade e cujo trabalho é “arrumar” a história. Quando um fato novo ocorre e é diferente de um fato passado, a história é reescrita. Pessoas são vaporizadas. Apagadas da história, como se nunca tivessem existido. Poucos são os que ainda lembram de como era o país antes do sistema atual.

Até que ele começa a se questionar sobre todo o sistema. Mas não pode questionar isso de forma clara, porque em todos os momentos ele é vigiado, inclusive em casa. Vizinhos podem denunciar qualquer comportamento suspeito. Filhos são doutrinados e entregam os próprios pais caso percebam algo estranho. Outros personagens se envolvem na trama, Winston se apaixona por uma colega, um relacionamento proibido pelo regime, e ambos tentam encontrar juntos as respostas para seus questionamentos. Se envolvem em um possível golpe de estado, e temem pelo que pode acontecer se forem descobertos. 

Enquanto lia fiquei imaginando a Coreia do Norte, deve ser exatamente assim.  

Anúncios

4 comentários sobre “1984 – George Orwell

  1. Pingback: Melhores livros do século 20! – Oh my livros!

  2. Pingback: TAG By the Book – Oh my livros!

  3. Pingback: Fahrenheit 451 – Ray Bradbury – Oh my livros!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s