A man on the moon (Um homem na lua) de Andrew Chaikin

Para o livro A Man on the Moon, lançado em 1994, Andrew Chaikin trabalhou durante 8 anos, escrevendo e pesquisando (inclusive entrevistando os astronautas vivos da Missão Apollo).

12545897_934689129911906_50250346_o

O livro começa contando como começou o projeto, com o Presidente John Kennedy declarando que acreditava que os Estados Unidos conseguiriam pousar na lua até o final dos anos 60. Em meio a Guerra Fria, a competição pela exploração espacial entre Estados Unidos e Russia era séria. A pressão política era grande, a Russia estava ganhando a competição, e esse era um ponto que os EUA não podiam perder. A NASA que se virasse pra fazer isso até o final de 1969.

Desde a Apollo 1 até a Apollo 17, quase todas as missões são explicadas com detalhes. Questões técnicas são levadas em conta, mas sem ser técnico demais para um leigo. Pontos de vista diferentes são mostrados. A visão política, que incluia a competição com a Russia e a busca por apoio no Congresso, para a missão continuar (afinal, muito dinheiro foi necessário). A visão dos astronautas, que queriam ter a oportunidade de ir para o espaço e pisar na lua, e sofreram conforme as Apollos 20, 19 e 18 iam sendo canceladas. A visão dos cientistas (geólogos), que precisavam que a missão continuasse para que pudessem trazer o máximo de minerais da lua e estudar a sua origem. E a visão das famílias, que sabiam o risco que era essa missão.

Ri e chorei com o livro. Achei inacreditável o que faziam com a tecnologia que havia na época e a coragem desses homens. Não consegui acreditar em como resolveram o problema com o filtro de CO2 na Apollo 13 (muito Macgyver!). Depois de acabar o livro, assisti Apollo 13 e achei super fiel!

Achei fofíssima a filha do Gene Cernan, que com 6 anos, perguntou: “Agora que você foi pra lua, quando você vai me levar acampar como prometeu?”. Ela cresceu no meio de astronautas indo pro espaço, isso não era nada de mais pra ela.

12544861_934688993245253_1168673014_o

No Museu de Ciência de Londres o módulo de comando da Apollo 10 e um pedacinho da lua estão expostos. Nesse módulo Tom Stafford, John Young e Gene Cernan orbitaram a lua.

DSCF3399

Anúncios

6 comentários sobre “A man on the moon (Um homem na lua) de Andrew Chaikin

  1. Pingback: Economize na leitura aprendendo inglês – Oh my livros!

  2. Pingback: O mundo assombrado pelos demônios – Carl Sagan – Oh my livros!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s