O Marciano (ou MacGyver em Marte) – de Andy Weir

Ferido, inconsciente, dado como morto por sua equipe de missão e abandonado sem comunicação em um planeta inóspito, onde tudo é um perigo.

Tudo isso, mas não perdido, como sugere o título brasileiro da adaptação para o cinema e de algumas edições do livro Perdido em Marte.

Capa: O Marciano

Assim começa a história de Mark Watney, um dos seis tripulantes da missão Ares III, que teve fim prematuramente devido a uma massiva tempestade de areia. Ele sabe perfeitamente onde está, mas precisa descobrir como sobreviver e como voltar para Terra.

O livro é uma ficção científica “hard”, ou seja, se baseia mais em tecnologias atuais e plausíveis do que em elementos fantásticos.

A narrativa é apresentada majoritariamente na forma dos registros periódicos que Mark realiza em um tipo de diário de missão, onde ele explica do seu ponto de vista os problemas que está enfrentando, como pretende resolvê-los e como passa seu tempo no planeta.

Apesar da grande chance de fracasso, Mark tem uma atitude muito positiva e bem humorada, o que pode incomodar um pouco quem espera mais um drama e aprofundamento no aspecto humano da experiência, como a solidão e o medo da morte. Por outro lado isso traz uma leitura mais leve e descontraída.

O ponto forte do livro realmente fica no lado MacGiver de Mark ao resolver por inúmeras vezes problemas complexos com recursos limitados, usando seus conhecimentos de botânica e engenharia mecânica.

Pra quem não viu ainda o filme, recomendo antes ler o livro.
Pra quem já viu, recomendo ler o livro pra ter um maior aprofundamento nos detalhes, especialmente a parte científica.

Anúncios

Um comentário sobre “O Marciano (ou MacGyver em Marte) – de Andy Weir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s